Você sabia que um endereço genérico e um servidor que atrase o recebimento das mensagens influencia diretamente na credibilidade da sua empresa? Criar um e-mail profissional hoje é indispensável para uma marca. É por meio dele que você conversa com clientes, realiza propostas e formaliza uma venda.
Por isso, assim como um cartão de visitas ou a uniformização dos colaboradores, é importante que ele seja personalizado. Descubra os principais motivos para você não perder tempo e criar de uma vez por todas um e-mail padronizado para você e seus colaboradores. Olha só!
E-mail pago x E-mail gratuito
Sim, existem diversas opções de e-mails gratuitos na internet. Então, você deve estar se perguntando por que pagar por um? A reporta é simples. Ao optar por um e-mail gratuito, como é o caso do hotmail, gmail, bol e outros, você terá que usar um domínio específico. Por exemplo: seunome@hotmail.com. Quando se trata de uso pessoal, não há problema algum. Porém, esse tipo de endereço compromete a credibilidade de uma empresa.
Por outro lado, a criação de um domínio próprio possibilita a personalização do endereço de email. O nome da sua empresa pode ser usado, dando mais seriedade e profissionalismo à marca. Ou seja, em vez de seunome@hotmail.com, você passa a usar seunome@suaempresa.com.br. Notou a diferença?
Principais benefícios do e-mail corporativo
Além da personalização do e-mail, o domínio próprio é capaz de contribuir para:
- o fortalecimento da marca;
- a padronização da sua equipe de funcionários;
- proporcionar maior confiança para clientes e colaboradores;
- a possibilidade de monitoramento de e-mails dos funcionários, com o intuito de prevenir desvios de conduta;
- a desativação de uma conta de e-mail, assim que um funcionários for desligado da empresa, evitando que ele seja usado de maneira indevida.
Dicas de como criar um e-mail profissional
A criação de uma conta de e-mail profissional não é tão simples quanto a de um gratuito. Por isso, é importante estar atento a alguns detalhes importantes, que podem fazer diferença no dia a dia.
Nome do domínio
O primeiro passo é a criação de um domínio para o seu e-mail corporativo, ou seja, o nome que aparece logo depois da “@”. A melhor dica é utilizar o nome da empresa. Dessa forma, os fornecedores e clientes poderão identificar rapidamente e com clareza o remetente, além de divulgar a marca e contribuir para uma imagem mais profissional do seu negócio.
Porém, ele deve ser fácil de entender e pronunciar. É importante também certificar-se de que o nome que você escolheu já não está sendo usado. Para isso, faça uma pesquisa no site do INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Registro do domínio
Depois de criar o nome, é hora de registrar esse domínio. Você pode fazer isso sozinho, por exemplo, acessando o site Registro.br, responsável pelo domínio .com.br. Além desse, existem outros sites de registro, basta escolher o que melhor se encaixa no perfil da sua empresa. Mas é importante estar atento ao que cada um oferece. Afinal, ninguém gosta de ter problemas como e-mails que não chegam, não é?
Ajuda especializada
Caso você não tenha conhecimento suficiente ou falte tempo para fazer esses processos técnicos, a melhor saída é a contratação de uma empresa especializada, como a IABA. Ela cuidará de toda o processo de criação do seu e-mail profissional, além de oferecer diversos benefícios como:
- proteção contra vírus e spam, ou seja, você controla os e-mails que quer receber;
- é possível ter acesso à plataforma de qualquer dispositivo como smarthphone ou tablet;
- diversas ferramentas como marcadores, pastas e filtros para manter todos os seus e-mails bem organizados;
- integração de contatos com redes sociais como Facebook, Twitter e outros;
- fácil compartilhamento de calendário com outros usuários, possibilitando uma maior agilidade no agendamento de reuniões e compromissos;
- pesquisa rápida e fácil de contatos, mensagens, arquivos e eventos.
Portanto, para criar um e-mail profissional entre em contato com a IABA e peça um orçamento. Não faça com que sua empresa perca credibilidade e tempo de produção com ferramentas pouco eficientes!