18 dez

Busca por voz: uma forte tendência para 2019

Você até pode não ter contado, ainda, com a ajuda da Siri, Alexa ou qualquer outra assistência de voz, mas certamente já conhece ou, pelo menos, já ouviu falar. O fato é que elas chegaram pra ficar e, mais do que isso, segundos estudos, devem continuar crescendo cada vez mais. A expectativa é de que a chamada tecnologia do “smart speaker” abocanhe 30% da navegação da web em 2020. Portanto, se você não quer ficar de fora dessa parcela do mercado, é hora de adequar o seu e-commerce à busca por voz.

Assistente de voz, o que é?

Elas podem desligar luzes ou simplesmente tocar sua música favorita através de um simples comando de voz. É como se você tivesse uma secretária pessoal 24 horas por dia. Depois de conquistar diversos países desenvolvidos, essa tendência chega ao Brasil e já conquistou pessoas de todas as idades.

Nos Estados Unidos, segundo o relatório da National Public Media, entre as principais atividades dos assistentes estão colocar música para tocar (60%), responder a uma pergunta (30%), falar sobre o clima (28%) e contar uma piada (18%). Aqui, no Brasil, os serviços ainda são um pouco limitados. Isso por que as tecnologias de localização ou discagem para fazer chamadas ainda não funcionam. Além disso, os comandos precisam ser feitos em inglês. Mesmo assim, a conversação está tomando, cada vez mais, o lugar do touch.

Em uma casa, para que o assistente de voz possa realizar uma tarefa, é necessário acoplar sensores aos objetos. Já em um celular, isso acontece automaticamente. Com o navegador Google Chrome, tanto no desktop quanto em um dispositivo mobile, é possível selecionar o microfone ao lado do campo de pesquisa e falar a palavra chave. Pronto! O Google consegue compreender o comando como se você tivesse digitado a palavra e faz a pesquisa normalmente.

Como adequar meu e-commerce a busca por voz?

Como você viu, a tecnologia não para e é indispensável que o seu negócio se adeque a cada nova evolução. Por isso, o primeiro passo é expandir as palavras-chave incluídas no conteúdo do seu site. Por que? Simples, existe diferença entre a forma como uma pessoa faz uma busca por voz e uma busca escrita. Por exemplo, se você quer descobrir como começar uma loja virtual do zero, provavelmente irá digitar na barra de buscas “como criar um e-commerce?”. No entanto, se a mesma pesquisa for por voz, é bem provável é que você diga isso de uma forma mais detalhada: “Como faço para criar um e-commerce?”. Então, esse é o primeiro passo para adequar sua loja virtual a essa que é uma das maiores tendências para 2019.

Uma excelente fonte para pesquisar palavras chaves é o site “Answer the Public”. Também é importante adequar os títulos das suas páginas a essas novas palavras-chave. Feito isso, o Google entenderá que o seu site tem as melhores respostas para as pesquisas. Assim, você terá mais chances de melhorar o seu ranqueamento nos sites de buscas e, consequentemente, vender mais.

Gostou das dicas? Então, continue sua leitura e aprimore cada vez mais sua loja virtual com os nossos artigos. Já pensou em instalar um chat online para melhorar o atendimento em seu site? Saiba como funciona o Jivo Chat e conte com mais essa ferramenta no seu negócio. Até a próxima!

Não perca nossas novidades

Assine nosso blog e receba novidades diretamente em seu e-mail.

Deixe Seu Comentário