03 jun

Como fotografar produtos? 7 super dicas para fazer você mesmo

Não duvide do poder de uma boa fotografia. Ela é capaz, por si só, de vender um produto e atrair mais visitas para o seu site. É claro que, para isso, é indispensável apostar em algumas técnicas e macetes. Mas se nesse momento o orçamento não comporta a contratação de um profissional, a dica é colocar a mão na massa! Aprenda a fotografar produtos para sua loja virtual com estas 7 dicas usando apenas o seu smartphone.

1. Escolha o ambiente ideal

Dependendo do produto, é interessante criar ambientes. Por exemplo, roupas ganham destaque quando são vestidas, um relógio se torna mais atraente no pulso de um modelo e um objeto de decoração pode ter uma relevância especial se fotografado em um local propício. Porém, se não for possível, um fundo branco, ou então, infinit pode ser uma boa opção. Basta usar um papel ou tecido branco e dobrá-lo formando uma curva ao fundo.

2. Esqueça de vez o flash

A luz do flash é dura e direta, ou seja, ao fotografar produtos pode criar sombras e reflexos indesejados. Além disso, ele dá um aspecto de foto amadora. Portanto, se você não tem condições de investir em uma boa iluminação, prefira a natural. Tire as fotos durante o dia, em um local bem iluminado.

3. Use tripé para fotografar produtos

Estabilidade é fundamental para boas fotos. A pequena vibração das mãos pode ser o suficiente para deixar uma foto tremida ou borrada. Existem tripés específicos para celulares, porém, também pode-se improvar com móveis, caixas ou qualquer outro objeto plano e estável.

4. Aposta nos detalhes

Quem compra quer ver detalhes e analisar bem o produto. Por isso, é importante disponibilizar mais de uma foto com diferentes ângulos. Também é fundamental dar uma boa noção de proporcionalidade. Isto é, se você vende relógios, em pelo menos uma das fotos fotografe o produto no pulso de um modelo. Assim, o cliente terá noção do tamanho e de como o produto ficará nele.

5. Boa resolução é fundamental

Uma foto de baixa resolução, granulada e com pouca nitidez pode acabar com a credibilidade de uma loja virtual. É extremamente importante priorizar a qualidade a ponto de os detalhes do produto ficarem nítidos. Por isso, baixa resolução, jamais!

6. Estabeleça um tamanho padrão

Padronize suas fotos. Escolha um tamanho adequado para o perfil da sua loja virtual que valorize os detalhes do produto, e o utilize em todas as fotos. Esse aspecto é muito importante visualmente, pois transmite a sensação de ordem e simetria.

E não esqueça, para conseguir um bom resultado é indispensável ter paciência. Por isso, organize sua agenda, escolha um dia na semana para fotografar produtos e dedique-o exclusivamente para isso. Se quiser mais dicas de e-commerce, nossa sugestão é o post Blog corporativo: 4 motivos para sua empresa ter um.

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