30 out

Como ser mais produtivo no trabalho: 9 dicas infalíveis

Vida de empreendedor não é nada fácil, a gente sabe. Quando se tem um chefe e é preciso seguir ordens, de certa forma, é mais difícil perder o foco. No entanto, quando se trabalha por conta própria, é indispensável ter organização para não perder a eficiência no dia a dia.

Se você está em busca de dicas de como ser mais produtivo, não perca esse artigo. Listamos 9 formas de fazer com que você identifique as suas prioridades e consiga dar vazão nas tarefas cotidianas, ganhando tempo e agilidade. Vamos começar? Boa leitura!

9 dicas: como ser mais produtivo no trabalho

Não se preocupe, pois você não terá que fazer grandes mudanças na sua rotina. As dicas, apesar de serem simples, são capazes de ajudá-lo a ser ainda mais organizado no dia a dia. Confira!

1. Planeje seu dia com antecedência

Imagine acordar e não saber o que fazer primeiro? Certamente, você vai perder muito tempo tentando definir ou lembrar as atividades do dia e, vamos combinar, tempo é dinheiro, certo? Por isso, o primeiro passo é planejar o dia na noite anterior. Pegue papel e caneta e faça uma lista com todas as tarefas que precisam ser realizadas.

2. Faça sua lista de acordo com a prioridade

Não basta só listá-las, é preciso identificar quais são as prioridades. Por isso, sua lista deve ser ordenada. Comece pelas atividades mais urgentes e termine com o que não é tão importante. Dessa forma, caso falte tempo ou aconteça algum imprevisto, as últimas atividades poderão ficar para o próximo dia, sem causar problemas.

3. Pense estrategicamente

Algumas tarefas demandam mais tempo. Outras podem ser feitas enquanto você estiver a caminho de algum lugar. Por isso, organize sua rotina para ganhar em tempo e agilidade. Pense em quais precisam de deslocamento, de dedicação exclusiva e quais podem ser terceirizadas.

4. Identifique seu pico de produtividade

Algumas pessoas são mais rápidas e produtivas no período da manhã. Outras, a tarde ou ainda à noite. Por isso, é tão importante identificar o momento em que sua mente trabalha melhor. Dessa forma, você vai levar menos tempo para realizar uma tarefa.

5. Invista em uma agenda

Pode ser eletrônica ou tradicional, de papel ou um painel de anotações. O importante é ter um espaço onde você possa centralizar todas as anotações e compromissos. Assim, fica mais fácil visualizá-los e manter a organização.

6. Crie um ambiente agradável

Quando se cria um ambiente bonito, confortável e agradável, é possível trabalhar mais e melhor. Por isso, não deixe de ter uma mesa, uma boa cadeira, temperatura agradável, boa luz e uma gaveta para organizar todos os documentos importantes. Isso também trará mais agilidade pro seu dia dia.

7. Não dê chances para as distrações

Muitas vezes, a gente pensa em apenas “dar uma rápida olhada” nas redes sociais, mas acaba perdendo muito tempo. Por isso, tente se policiar durante o dia, ou então, apague os aplicativos. Assim, você manterá as distrações bem longe e aumentará sua produtividade.

8. Durma o suficiente e bem

Uma boa noite de sono recarrega as energias e traz disposição para encarar todas as tarefas do dia. Por isso, não abra mão de 8 horas de sono bem dormidas. Garanta um ambiente bem escuro, sem barulho e uma cama bem confortável. Seu corpo e sua mente vão agradecer!

9. Reserve um tempo para você

Apesar da rotina atribulada e cheia de atividades, reserve um momento do dia para fazer uma atividade prazerosa como esportes, assistir a um filme ou encontrar amigos. É importante relaxar e desligar-se do trabalho. Assim, você conseguirá pensar melhor e resolver tudo o que precisa de uma forma mais clara e objetiva!

Comece a colocar essas dicas de como ser mais produtivo em prática e faça o teste. Você verá como a sua rotina pode render muito mais com algumas pequenas adaptações. E agora, que tal conferir uma lista de empreendedores de sucesso para você se inspirar? Até a próxima!

Não perca nossas novidades

Assine nosso blog e receba novidades diretamente em seu e-mail.

Deixe Seu Comentário