14 ago

Hashtag: como ela pode ajudar a impulsionar uma loja virtual?

Todo mundo usa. Basta observar um post em qualquer rede social, ele sempre vem acompanhado do jogo da velha e diversas palavras que tenham relação com o assunto. Muitas pessoas utilizam por modismo, ou seja, não conhecem o real objetivo da hashtag.

No entanto, elas tem funções específicas e fundamentais para quem busca divulgação sem custo. Descubra, portanto, o que é, para que serve e como utilizar corretamente as hashtags em seus posts, impulsionando ainda mais as vendas em seu e-commerce.

O que é hashtag e para que serve?

A moda começou pelo Twitter, mas o sucesso foi tanto que logo se estendeu para o Facebook e Instagram. A hashtag, cerquilha (#) seguida de uma palavra, serve para classificar sua publicação por assunto, isto é, filtrar conteúdos. Ao usar o símbolo, automaticamente cria-se um link de acesso a todas as publicações com aquele mesmo tema.

É um espécie de palavra-chave capaz de fazer com que usuário encontre rapidamente todos os posts relacionados àquela palavra. Atualmente, é a maneira mais rápida, fácil e sem custo de fazer com que as pessoas encontrem suas publicações e seu site atraia ainda mais visitantes.

Como utiliza-las corretamente?

Apesar de serem fáceis de usar, é indispensável estar por dentro de alguns segredinhos para que elas realmente sejam úteis. Por isso, fique atento a essas dicas:

  • não invente, pesquise as hashtags mais procuradas. Você pode fazer isso por meio de ferramentas como o Keyhole, Top Hashtags, Google ou a própria rede social;
  • use com moderação. Não exagere, pois elas podem tornar o post cansativo. Selecione apenas as principais, sempre com bom senso;
  • utilize as long tail e também head tail. A primeira são palavras-chave mais longas e específicas, por exemplo, #tenisinfantilrosa. Já a segunda está relacionada as palavras mais curtas e amplas, como #tenis. Ambas, tanto as específicas quanto as genéricas, possuem vantagens;
  • crie uma hashtag para a sua marca e utilize em todos os seus posts. Será a sua marca registrada na internet. Assim, seus clientes fiéis poderão encontrar facilmente todas as suas publicações e identificar rapidamente seus conteúdos;
  • fique de olho na concorrência. Atente-se as palavras-chave que eles estão utilizando e veja se os posts geraram resultados em quantidade de curtidas, compartilhamentos e comentários;
  • use hashtag de localização (#tenisemmarilia), segmento (#infantil), gênero (#tenisfeminino), cores (#tenisrosa), etc.

Por fim, faça testes e mais testes. Diversifique e observe os resultados. Repita as palavras que mais tiverem repercussão. Além disso, lembre-se de que a internet é extremamente dinâmica. Tudo muda rapidamente, então preste sempre atenção nas mudanças e esteja preparado para pegar o bonde das novidades.

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