16 out

Decida as Opções De Frete e Pagamento Para Sua Loja Virtual

Depois de ter estruturado a sua loja virtual, é hora de iniciar o trabalho. Dentro deste contexto, a organização logística é algo fundamental. A atenção deve ser redobrada, sobretudo com relação a opções de frete e pagamento em sua loja virtual. Por isto neste texto você terá um guia completo sobre estes processos. São diversas possibilidades e opções que você deve estar atento, para escolher o que será melhor para seu empreendimento.

Como funcionam as questões de frete para e-commerce

Existem algumas formas de organizar o frete para comercializar produtos e serviços em uma loja virtual. Entre eles, existem as seguintes opções:

  • Frete com os Correios. Esta é uma das opções mais utilizadas pelas lojas virtuais. Existem diversos planos de envio com preços variados. Tudo depende do peso e tipo de produto, além do tempo estimado de entregue. Tendo contrato com os Correios, você consegue um preço de frete diferenciado;
  • Frete com transportadoras. Existem diversas empresas especializadas que se dedicam a entrega de produtos. Os preços também variam de acordo com a forma de envio, e o prazo para a mercadoria chegar ao cliente;
  • Maneiras alternativas de frete. Dependendo da distância que sua loja virtual estiver do cliente, não é preciso recorrer a correios ou transportadoras. Você pode optar por fazer a entrega com motoboy, ou inclusive usando veículo próprio.

Cada uma destas alternativas apresenta prós e contras, e cabe a você decidir qual é a melhor opção. Depois deste ponto, é hora de falar a respeito das opções de pagamento.

Realização de pagamentos em sua loja virtual

As formas do cliente fazer o pagamento de mercadorias também são variadas. Normalmente, as alternativas mais utilizadas são:

  • Cartão de Crédito com parcelamento flexível para os clientes “Cielo“;
  • Boleto Bancário. Uma das alternativas mais utilizadas como por exemplo Banco do Brasil, Santander, Bradesco, entre outros;
  • Débito online, com o dinheiro indo diretamente a conta do e-commerce;
  • Intermediadores online, com o uso de sites específicos para transações bancárias com por exemplo PagSeguro, PayPal, Bcash entre outros “Costumam ter taxas mais caras”.

O ideal é contar com alternativas de pagamento. Cada cliente tem um tipo de perfil específico. Se a sua intenção é expandir e consolidar seu negócio, diversidade é a chave.

Como avaliar qual alternativa vale mais a pena

As opções de frete e pagamento em sua loja virtual devem estar baseadas em alguns fatores. Desta forma, antes de tomar sua decisão faça uma análise detalhada que contemple:

  • Análise de mercado, e dos recursos mais utilizados;
  • Pagamento de taxas, para ver o que vale mais a pena para sua loja;
  • Facilidade de realização do procedimento, tanto para você quanto para o cliente;
  • Módulo de pagamento transparente onde o cliente faz o pagamento sem precisar sair do seu site.
  • Questões de segurança para o lojista.

 

Estes são aspectos fundamentais, que fazem parte da construção do nome de sua loja virtual. Um bom atendimento e qualidade na prestação de serviços são grandes diferenciais. Este é um ponto que muitos empreendimentos online erram. Por isto, se você der uma atenção especial a estes fatores, com certeza sairá ganhando.

Alguns diferenciais que você pode usar a seu favor

Junto com as opções de frete e pagamento em sua loja virtual, vale a pena investir em alguns serviços diferenciados. Entre as principais opções que você pode adotar estão:

  • Serviço de frete grátis para compras acima de determinado valor ou clientes vip;
  • Condições de pagamento facilitadas, incluindo descontos e produtos grátis;
  • E-mail marketing para enviar propagandas e promoções aos clientes;
  • Canal de comunicação simples e eficiente com seus clientes.

É importante conhecer os seus clientes e ter um público definido. Em alguns casos segmentar pode não ser indicado, sobretudo se você está inserido em um nicho específico. Deixe para ampliar horizontes quando estiver mais consolidado no mercado por questões de segurança.

Tudo é uma questão de gestão

Uma loja virtual possui algumas similaridades com comércios fixos. Entretanto, as questões de gestão e administração são semelhantes. Por este motivo, é preciso ter toda a logística de seu e-commerce devidamente organizada. As opções de frete e pagamento estão incluídas neste planejamento, e devem ser seguidas literalmente. Agora uma dica de extrema importância: não deixe o seu cliente na mão. Não importa o que acontecer, ele sempre terá razão. Sistemas de pagamento por cartão, algumas vezes falham, e nesse momento você precisa oferecer uma segunda opção ou uma nova tentativa para seu cliente. Mantenha contato constante até que o pedido seja concluído.

Do início ao fim de qualquer transação comercial, o cliente deve sair satisfeito. Não importa se você já tem um negócio consolidado a tempo, sua credibilidade vale ouro. Quando se trata de entrega e pagamento, tudo precisa ser perfeito. Caso contrário você pode correr muitos riscos, inclusive de perder clientes que já foram fidelizados. Pense nisto com cuidado, e faça o seu melhor em todas as vendas que for realizar.

De todas as suas possibilidades escolha a melhor

Tendo em vistas todas as considerações deste texto, você já pode ter uma boa base para a estrutura de seu e-commerce. Antes de realizar escolher as opções para frete e pagamento de sua loja virtual, eis algumas dicas finais:

  • Tenha conhecimento de todas as vantagens e desvantagens da opção que escolher;
  • Utilize programas de automatização, sempre que possível, para facilitar seu serviço;
  • Trabalhe com honestidade, e não prometa o que não tem certeza se pode cumprir;
  • Se for preciso, conte com a ajuda de profissionais qualificados para auxilia-lo.

São os detalhes que fazem a diferença. Desta maneira, todo e qualquer diferencial que pode agregar a sua loja deve ser considerado na escolha dos melhores serviços. Tenha isto em mente e você conseguirá resultados excelentes com seu e-commerce.

O melhor para todos

Uma das principais conclusões que você deve ter, é que o melhor para o cliente também é o melhor para sua loja. Escolhendo formas de trabalhar que facilitem o processo de comercializar suas mercadorias só trará benefícios de uma forma geral para seu e-commerce. E é por isto que todo cuidado é pouco na hora de definir questões logísticas para seu negócio.

Por fim, as opções de frete e pagamento em sua loja virtual devem ser simples e eficientes. Hoje em dia tudo é muito rápido, e os clientes querem qualidade e agilidade no atendimento. É claro que isto é algo difícil de conseguir atualmente. Por isto, se você prestar um bom serviço, muitas coisas virão em pouco tempo.

Não perca nossas novidades

Assine nosso blog e receba novidades diretamente em seu e-mail.

Comentários

Deixe Seu Comentário