16 out

Dicas Para Otimização e Segurança Do Seu E-commerce

Seu e-commerce pode dispor de uma sólida estrutura, boa plataforma e layout atraente. Mas nada disto contará a seu favor se você não tiver uma loja virtual com uma boa otimização e segurança. Por isto, veja a seguir como desenvolver estes dois aspectos para seu e-commerce adequadamente. Uma boa personalização para os sites de busca, e deixar seus clientes confortáveis. É isto que suas vendas precisam para decolar.

Informações importantes sobre otimização

Dentro deste primeiro aspecto, o principal fator que você deve cuidar é o SEO. É este tipo de configuração que permite seu e-commerce estar nas primeiras páginas de buscadores como o Google, Bing e Yahoo. Os principais cuidados com relação a este aspecto são:

  • Utilização dos chamados RichSnippets. Trata-se de um recurso de marcadores internos no código HTML que ajudam na organização das páginas para os buscadores;
  • Esta é outra ferramenta de vital importância. Nada mais é do que um mapa com tudo o que sua loja tem. É preciso gerar um arquivo “sitemap.xml” indicando as páginas que devem ser indexadas. Algumas plataformas como Magento por exemplo, geram o Sitemap automaticamente;
  • Título Otimizado. O ideal é escrever na página de cada produto, categoria ou páginas um títulos de acordo com o conteúdo utilizando pelo menos 2 das principais palavras chaves que quer otimizar para a página. O título deve ter no máximo 55 caracteres;
  • Meta Description. Semelhantes aos textos com formatação em SEO, as tags são conteúdos personalizados. Possuem palavras-chave e frases descritivas. O texto para uma boa otimização devem ter no máximo 160 caracteres;
  • Coordenadas para os buscadores. Utilizar o chamado Robots.txt define regras para os sites de busca. Assim, eles utilizarão as coordenadas que você der indexação das suas páginas evitando páginas duplicadas. Para fazer isso, também é preciso o conhecimento de um programador.

Este é o primeiro passo para o sucesso de sua loja virtual otimizada e com segurança. O próximo passo é garantir que seu e-commerce não tenha falhas e ofereça proteção aos clientes.

Como trabalhar a segurança em sua loja virtual

Se você tiver um bom sistema de segurança, tudo funcionará bem para seu e-commerce e para os clientes. Veja a seguir alguns dos principais cuidados que você deve ter relativos a proteção oferecida pelo site:

  • Não abra mão do sistema SSL. Trata-se do famoso sistema de segurança em formato de cadeado. Ele garante aos visitantes de sua página que estão em um local seguro e que seus dados serão criptografados. Alem disso o Google tem dado preferência a sites com HTTPS;
  • Programação Segura. Muita gente confunde certificado de segurança SSL com segurança da loja virtual. O certificado SSL criptografa as informações digitadas pelo cliente, mas não significa que sua loja esteja segura. Para isso, é necessário verificar a segurança no código da loja impedindo que malwares e outras ameaças invadam seu espaço. Mantenha sua plataforma sempre atualizada.

Para o plataforma Magento, existe o site MageReport onde você pode digitar o endereço da sua loja e fazer um teste imediato de seguranças que precisam ser corrigidas;

  • Tenha sempre as informações de sua loja discriminadas. Mostrar o seu CNPJ, endereço e telefone fixo de contato é garantia de segurança e confiança. Além disso, crie páginas como Sobre Nós, Política de Privacidade, Troca e Devolução além de outras que passe o máximo de informação sobre seu comércio;
  • Conte com a ajuda de quem entende. Programadores profissionais de confiança podem ajudar a sua loja virtual a ficar totalmente protegida. Boas fotografias e textos bem elaborados também fazem parte desse processo. Procure profissionais para uma boa imagem e produtores de conteúdo para desenvolvimento de textos mais bem elaborados para sua loja ou blog.

O importante é garantir que nenhuma informação, sua ou de seus clientes seja vazada. Isto pode ser fatal para seu negócio. Agora é hora de planejar outas ações importantes.Assim, veja mais dicas para que sua loja virtual otimizada e com segurança tenha êxito.

Coisas que você deve estar atento

Quando se trata de uma loja virtual otimizada e com segurança, todo o cuidado é pouco. Você precisa garantir que seu negócio esteja 100%. Para isto, cuide dos seguintes itens:

  • Procure obter uma boa qualificação dos seus clientes. Tenha uma área onde o cliente pode qualificar seu produto, atendimento, entrega, embalagem, etc… Ande na linha para não ser encontrado pelos clientes em sites de reclamações;
  • Ofereça compras diversificadas, com todo o tipo de valor. É claro que os seus preços precisam ser competitivos. Mas normalmente, as pessoas que não conhecem a loja começam comprando coisas pequenas;
  • Tenha um canal de comunicação honesto com os clientes. Além disto, é preciso que você conheça os direitos e deveres dos compradores. Isto vai garantir mais qualidade e transparência para você.

Diante destes aspectos, sua loja poderá se destacar dentro do mercado. Independentemente de ser um empreendimento físico ou virtual, grandes negócios tem uma característica em comum. Todos fizeram o seu nome com honestidade e seriedade, crescendo e consolidando-se desta forma. Para que você também chegue lá, esta é a fórmula.

Dicas gerais para uma loja virtual otimizada e com segurança

Como estes dois fatores estão entre os mais importantes atualmente, é preciso se concentrar em adota-los da forma certa. Além de seguir as dicas dadas até agora, analisar o mercado para ver tendências de segurança e otimização é fundamental. Novas tecnologias e técnicas surgem de forma quase diária, por isto toda atenção é necessária. Uma boa dica é sempre se aperfeiçoar, fazendo estudos e lendo formas de fazer prosperar seu e-commerce.

Outro aspecto que não deve ser desprezado é a participação de profissionais para auxiliar sua loja virtual. Para construir um lugar completo, é preciso ter desenvolvedores, programadores, designers, redatores e equipe de vendas. E lembre-se da velha máxima de que o barato sai caro. Por mais que você queira e precise poupar, bons profissionais cobram o que vale seu serviço. Faça uma boa pesquisa e contrate programadores qualificados para ajudá-lo.

Considerações finais

Uma loja virtual otimizada e com segurança é o que faz com que você se destaque na internet. Lembre-se de que a web possui um mar de conteúdo, por isto é preciso fazer a diferença. Em meio a crises e incertezas econômicas, o e-commerce segue firme e forte por este motivo. Há opções para todos os tipos de público, seja qual for o nicho. Assim sendo, tenha uma área em que você é mais forte e dedique-se a fazer o seu melhor.

Faça um checklist para ver se todos os pontos citados neste texto estão em sua loja. Se houver alguma dúvida, revise seu plano e fale com pessoas que possam te ajudar. Não é difícil ter algo próspero, é preciso apenas se dedicar e trabalhar para que as coisas aconteçam. Por isto tenha esta filosofia em mente, e veja como seu e-commerce pode fazer a diferença. Além de ter um negócio de sucesso, você também estará contribuindo para um mundo melhor.

Não perca nossas novidades

Assine nosso blog e receba novidades diretamente em seu e-mail.

Comentários

Deixe Seu Comentário