16 out

Escolha a Plataforma De E-commerce Ideal Para Sua Loja Virtual

A plataforma de e-commerce é tão importante quanto uma boa hospedagem para sua loja virtual. Esta é uma decisão complexa, que exige tempo e planejamento. A boa notícia é que existem diversas opções, que podem se adequar perfeitamente as suas necessidades. Veja a seguir como cumprir com esta etapa fundamental para o sucesso de seu negócio.

O que você deve ter em mente

Como a plataforma é o esqueleto de sua loja virtual, é preciso pensar em alguns fatores. Isto levando em conta o que é melhor tanto para você, quanto para seu cliente:

  • As mecânicas de acesso e a facilidade de navegação para o cliente;
  • Formas de pagamento e entrega disponíveis para a plataforma;
  • Integração com ERP e Marketplaces disponíveis para a plataforma;
  • Integração com Chat OnLine;
  • Possibilidade de cadastrar todas as informações necessárias do produto;
  • Possibilidade de expansões futuras na loja;
  • Estrutura e módulos para otimização e estratégia de SEO;
  • Logística da plataforma;
  • Segurança.

Além destas questões básicas, existem outras considerações que são importantes. Entre elas há questões acessibilidade para os dispositivos móveis e otimização do código da plataforma para uma velocidade mais rápida.

Analise a plataforma certa para seu e-commerce

Existe um ranking que mostra as plataformas mais bem-conceituadas para montar uma loja virtual. Entre elas estão às plataformas: Magento, PrestaShop, osCommerce, OpenCart, WooCommerce, DrupalCommerce além de outras. Assim, na hora de começar a pesquisar, veja estas dicas para ajudá-lo a escolher a melhor opção:

  • De preferência a comprar uma loja na plataforma escolhida. Evite alugar;
  • Analise outras lojas que tenham sido feitas com a mesma plataforma;
  • Verifique se a plataforma atenda todas as suas necessidades;
  • Procure tutoriais que mostram como usar o painel de controle;
  • Converse antes com profissionais de cada plataforma.

A maneira como você irá estruturar sua loja virtual dentro das opções definirá a plataforma certa para seu e-commerce. Por isto, é fundamental ficar atento a todas as possibilidades.

Funcionalidades da plataforma em prol de seu e-commerce

Este é outro detalhe de fundamental importância. É preciso ter a certeza de que a plataforma certa para seu e-commerce vai disponibilizar todos os recursos necessários:

  • Recursos de segurança necessários, como SSL e sistemas antifraudes;
  • Possibilidade de integração com links patrocinados, como o Google AdWords e o FacebookAds;
  • Ferramentas para o uso do Google Analytics, que reúne informações e relatórios completos voltados para e-commerce;
  • Integração com mídias sociais e boas possibilidades de customização;
  • Pacotes de tradução da plataforma;
  • Templates para a plataforma.

A partir destas informações, o ideal é fazer uma boa pesquisa. Tendo em vista que os sites de hospedagem compõem um nicho de mercado, procure até achar o ideal para você.

A plataforma que tem sido mais utilizada é a Magento por ser a mais robusta e completa. Apesar de ser uma plataforma com um custo um pouco mais alto para desenvolvimento de um e-commerce, o resultado final nessa é normalmente superior as outras plataformas.

Possibilidade de expansão da loja em Magento é muito grande, por isso analise bastante essa plataforma antes de tomar qualquer decisão.

Converse com um Programador Especializado Magento

O lugar certo faz toda a diferença

Se você procura passar credibilidade aos clientes e consolidar seu negócio, é preciso estar no lugar certo na hora certa. Isto significa contar com uma plataforma que inspire confiança, para que sua loja virtual não corra riscos. A plataforma certa para o seu e-commerce é como um bom cartão de visitas. O simples fato de estar em um lugar seguro é um atrativo para seus clientes. Assim como você, eles fazem uma boa pesquisa antes de comprar algo em um lugar.

Como em qualquer negócio físico, a melhor propaganda é feita pelo famoso “boca a boca”. Se uma pessoa que comprou em sua loja virtual gostou de seu serviço, ela certamente vai falar para alguém. E se este alguém também foi bem atendido fará a mesma coisa. Trata-se de um ciclo de fundamental importância, já que vai torna-lo conhecido e respeitado no mercado. Desta forma, não deixe de lado esta etapa tão importante no processo de alavancar seu e-commerce.

Estruturando o seu e-commerce na plataforma certa

Uma vez que você escolher a plataforma certa para seu e-commerce, é necessário pensar em como você vai estrutura-la. Por isto, pense nos seguintes itens:

  • Descida se a loja será B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Commerce)
  • As cores e o layout que você utilizará em sua loja virtual;
  • Os mecanismos de busca, e como estará categorizado cada produto e serviço;
  • A facilidade de seus clientes realizarem toda a transação comercial;
  • Onde estarão as opções de suporte de atendimento;
  • O espaço para críticas, sugestões e reclamações;
  • Política de Privacidade.

Estas características darão um ar mais profissional para o seu espaço. Lembre-se de que tudo faz parte de uma estratégia para cativar os visitantes.

De olho na evolução do sistema

Independentemente da plataforma que você escolher, tenha consciência de que o tempo de vida útil de um site é de cinco anos. Isto significa que você precisa dar uma repaginada em sua loja virtual periodicamente. Fique de olho nas tendências e esteja sempre disposto a aprender. Agregar novos conhecimentos também vai ajudar na longevidade de seu negócio. Por isto não caia na tentação de ficar estagnado, pois isto é muito prejudicial.

Outro detalhe que você deve dar máxima atenção é o nicho de seu e-commerce. Tanto seu visual quanto sua estrutura devem estar de acordo com ele. Mesmo que estes procedimentos pareçam exagerados ou insignificantes para sua loja, eles são imprescindíveis. Só assim você vai poder começar a ganhar dinheiro de verdade. Além disto, aprenda com seus erros e não desanime diante das dificuldades que poderão aparecer.

Algumas dicas finais

Por mais difícil que pareça, optar pela plataforma certa para seu e-commerce pode ser uma tarefa agradável. Se você estiver motivado em fazer o seu negócio dar certo, dar este passo não vai ser algo complicado. Tenha em mente todas as dicas deste artigo, e não pule nenhuma etapa. É importante que faça um planejamento adequado e siga-o do início ao fim.

Agora é hora de pôr a mão na massa. Comece a se organizar com calma e de forma efetiva, para que a sua loja virtual prospere. Se trabalhar com empenho e dedicação, os resultados virão em pouco tempo. E claro, não descuide da escolha de sua plataforma. É este espaço que vai garantir a estrutura de sua loja. Desta forma, dê a máxima atenção para esta etapa do processo, e você será recompensado. Boa sorte!!!

Não perca nossas novidades

Assine nosso blog e receba novidades diretamente em seu e-mail.

Comentários

Deixe Seu Comentário