27 abr

Descubra a importância do layout em uma loja virtual

No momento da decisão de compra, a qualidade do produto importa muito e o preço também influência. Enfim, são diversos fatores que contribuem para o sucesso de um e-commerce. Porém, o que muita gente não sabe é que o ambiente de uma loja virtual pode ser determinante nesse processo. Quer saber por quê? Então descubra a importância do layout e como ele pode ajudá-lo a vender mais.

A importância do layout

Se um cliente acessar o seu site e não gostar das cores, da fonte, das fotos ou disposição das informações certamente vai fechar a janela rapidinho, antes mesmo de entender o motivo. No marketing digital, um bom layout está entre as principais estratégias para atrair visitantes. Existem algumas regras básicas que podem fazer com que a sua loja virtual transmita uma aparência profissional e de confiança. Veja quais são!

Estrutura lógica e de fácil navegação

O site deve ter uma estrutura simples e fácil de entender. Ou seja, facilite a vida do seu cliente categorizando os produtos e informações sempre de uma maneira lógica e bem organizada. Além disso, invista em uma barra de pesquisas. Quando uma pessoa quer encontrar um produto rapidamente já sabe o que deve fazer. Não esqueça também de deixar à vista os principais links como o botão “adicionar ao carrinho”.

Formato responsivo

Hoje em dia é muito comum que os usuários acessem de tablets ou celulares e finalizem a compra pelo próprio aparelho. Isso revela a importância do layout, ou seja, tornou-se indispensável investir em uma estrutura que possa se adequar aos diferentes formatos.

Bom senso com cores e fontes

Não existe um padrão a ser seguido. Por isso, a regra é bom senso. As cores não devem incomodar os olhos e, ao mesmo tempo, precisam ser atraentes e seguir o padrão do seu logotipo. Opte por fontes legíveis e quanto ao tamanho, nada de exageros. Nem muito pequenas, pois dificultam a leitura, e nem muito grandes, pois dão sensação de desproporcionalidade.

Imagens e vídeos de qualidade

Fotos são itens obrigatórios em um e-commerce, isto é, ninguém compra um produto sem antes visualizá-lo. Já os vídeos podem fornecer ainda mais detalhes de um produto. Mas fique atento, pois quanto mais curto e objetivo, melhor. Caso contrário, além de entediante, ele vai sobrecarregar o seu site.

Outra dica importante diz respeito a qualidade tanto das fotos quanto dos vídeos. Jamais utilize imagens de baixa resolução e sem nitidez, pois elas dão a sensação de falta de profissionalismo e podem comprometer a credibilidade da sua empresa.

Cuidado com propagandas

Prefira dar dicas e anunciar novidades menos importantes por meio de outras ferramentas como o e-mail marketing. Informação em excesso ou janelas pop ups dificultam a navegação, poluem o visual e podem afastar os visitantes.

Informações claras e objetivas

Evite textos extensos, palavras repetidas e erros de gramática. Seja claro e direto ao se comunicar com o cliente. As descrições dos produtos e serviços devem ser completas, assim como as informações na finalização de uma compra. Por exemplo, se faltarem detalhes do produto, prazos de validade, disponibilidade em estoque, cores, tamanhos, tempo de entrega, frete ou formas de pagamento, o cliente pode desistir e comprar no site do concorrente.

Opções de contato

Se surgir alguma dúvida específica e o visitante não saber como entrar em contato, certamente você deixará de vender. É importante que sejam disponibilizadas mais de uma opção de contato como e-mail, telefone ou chat. Além disso, eles devem estar visíveis. Com isso, sua empresa ganhará em credibilidade e segurança.

Formas de pagamento

Esse é um momento decisivo, portanto, o cliente não pode se sentir inseguro para fornecer dados pessoais e, principalmente, informações referentes a cartões de crédito. Uma forma de passar confiança é incluindo logotipos e selos de certificação de segurança. Também é importante disponibilizar opções de pagamento para os mais desconfiados como boletos bancários.

Procure quem entende do assunto

No momento da criação de um site ou reformulação do layout procure quem entende do assunto. Somente um profissional fará um estudo sobre o seu público-alvo, o tipo de produto ou serviço que você oferece e o perfil de sua empresa. Assim, você garantirá um ambiente agradável, aumentará o fluxo de visitas e as chances de as converter em vendas.

Agora que você já está por dentro da importância do layout continue sua leitura com o post Dúvida entre template pronto ou layout personalizado? A gente ajuda!. Acesse o confiras mais essas dicas!

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