17 set

Influenciador digital: uma nova forma de promover um negócio!

Foi-se o tempo em que televisão, rádio e mídia impressa, como jornais e revistas, eram as únicas formas de promover uma marca. Com a evolução da internet e o crescimento das mídias sociais, nasceram também novas formas de divulgação. E, nesse quesito, os influenciadores digitais estão bombando!

Se você ainda não sabe como funciona ou está em busca de mais informações para começar a investir nessa tendência, chegou ao lugar certo. Neste artigo, você saberá o que é influenciador digital e como ele pode ajudar a impulsionar a sua marca.

O que é um influenciador digital?

O influenciador digital ou digital influencer, em inglês, é uma espécie de celebridade da internet. É uma pessoa comum que expõe sua rotina nas redes sociais e, com isso, conquista um grande número de seguidores. São usuários focados em um nicho de mercado — seja ele moda, fitness, maquiagem, viagens, saúde, etc que tornam-se referências para outras pessoas.

Os milhares de fãs costumam acompanhar os posts e stories diariamente. Como consequência de toda essa exposição, tudo o que essa pessoa faz ou usa vira moda. Ou seja, eles exercem uma grande influência sobre seus seguidores.

As empresas, por sua vez, notaram que ao firmarem parcerias com os influenciadores digitais, conseguem atrair com mais facilidade a atenção do seu público alvo. Nesse caso, as celebridades tiram fotos com produtos, testam determinados serviços ou simplesmente citam o nome das empresas em seus posts. A propaganda pode ser direta ou indireta, isto é, de forma sutil. O fato é que esse tipo de marketing traz benefícios tanto para a empresa quanto para o profissional. Os dois saem lucrando.

Como impulsionar seu negócio com um influenciador digital?

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, é importante fazer um planejamento antes de começar a investir em influenciadores digitais. Para ajudá-lo, listamos dicas fundamentais de como escolher a pessoa certa para representar a sua empresa. Olha só!

Conheça o seu público

Antes de apostar em uma celebridade das mídias sociais, você precisa saber quem são as pessoas que influenciam as decisões de compra da sua persona. Quem eles costumam acompanhar? Descubra quais são e faça uma lista de possibilidades. Esse é o primeiro passo para conseguir, de fato, acertar na escolha do digital influencer.

Faça uma pesquisa sobre os influencers

Com a lista em mãos, é hora de partir para uma pesquisa sobre esses influenciadores. Descubra a quantidade de acessos, seguidores, fãs, inscritos em canais e engajamento nos posts. Além dos números, avalie também as marcas que eles representam e o conteúdo postado por essas pessoas. Observe se estão de acordo com os valores e objetivos da sua empresa. Afinal, ele será uma espécie de garoto propaganda e, por isso, precisa estar alinhado ao perfil do seu negócio.

Entre em contato

Assim que decidir sobre as melhores opções para a sua empresa, é hora de entrar em contato e iniciar uma negociação. Lembre-se que, assim como você escolhe o melhor para a sua empresa, o influenciador pode decidir por não trabalhar para sua marca, por exemplo, por simples falta de afinidade. Portanto, tenha mais de uma opção.

Prepare o bolso

Um youtuber ou blogueiro pode trazer um retorno extraordinário para o seu negócio. No entanto, esteja preparado. Quanto mais famoso, mais caro você pagará pelo marketing. Além disso, decida sobre o tipo de publicidade ideal para sua marca. Alguns trabalham com pacotes, outros cobram por cada ação ou ainda por exibições, cliques e conversões. Já o formato do material varia em texto, vídeo, presença na empresa ou evento, foto, etc.

Por fim, mesmo que o clima seja de informalidade e descontração, não esqueça que se trata de negócios. Por isso, exija contrato por escrito e inclua todas as condições e obrigações de ambas as partes. É a melhor forma de evitar problemas futuros. E, para avaliar se a parceria realmente deu certo, estabeleça formas de medir os resultados, como um link de rastreamento, cupom de desconto, etc.

Ainda sobre o assunto internet, que tal saber mais sobre como usar as redes sociais a favor da sua empresa? Confira dicas simples, mas importantíssimas para atrair ainda mais pessoas e clientes. Até a próxima!

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