10 jan

Mobile commerce: o que é e por que é tão importante?

Se você ainda não ouviu falar em mobile commerce, é hora de entender exatamente do que se trata e correr atrás para adaptar sua loja virtual. Saiba que a quantidade de pessoas que utilizam dispositivos móveis, como smartphone e tablets, para fazer compras pela internet está aumentando cada vez mais. Descubra, portanto, o que é, a importância e como fazer a adaptação do seu e-commerce.

Entenda o mobile commerce

De acordo com a 38ª edição da Webshoppers – um estudo sobre o comércio virtual brasileiro –, 32% das transações do comércio eletrônico em 2018 foram realizadas por meio de dispositivos móveis. Se comparado ao índice de 2017, quando a taxa foi de 27,3%, o crescimento foi de 7,4%. É a prova de que, cada vez mais, os brasileiros estão utilizando tablets e smartphones para fazer compras pela internet.

Devido a esse comportamento de consumo crescente, o comércio eletrônico procura adaptar suas lojas virtuais para facilitar a navegação por meio desses dispositivos. Com isso, o m-commerce deixou de ser apenas um diferencial e se tornou obrigatório. Afinal, se os clientes estão fazendo compras de qualquer local e a qualquer momento, por que dificultar a compra?

Portanto, mobile commerce nada mais é do que ter um site responsivo. Isto é, que se adapta a qualquer dispositivo, independentemente do tamanho da tela ou velocidade da conexão. Além disso, o próprio Google já anunciou que está priorizando os sites compatíveis a essa nova tendência. Então, além de facilitar o acesso, você estará melhorando o ranqueamento do seu e-commerce frente aos mecanismos de buscas.

Dicas para adaptação da loja virtual

O primeiro passo para analisar se o seu site é responsivo é acessá-lo do seu smartphone. Se todos os textos e fotos aparecerem legíveis, sem que você precise redimensioná-los, provavelmente sua loja virtual já está adequada ao mobile commerce. Por outro lado, se aparecer uma miniatura da tela do computador, ela precisará de ajustes.

Para ter certeza, uma boa dica é fazer o teste de compatibilidade disponibilizado pelo Google. É fácil, rápido e o resultado é instantâneo. Ele mostra, inclusive, como a página inicial do seu site aparecerá em uma tela de smartphone. No entanto, se o resultado for negativo, considere buscar uma empresa especializada em criação de sites para adaptar sua loja virtual. Dependendo da estrutura do e-commerce, será necessário fazer uma reestruturação. Só assim você terá um site intuitivo e descomplicado, capaz de possibilitar uma boa navegabilidade aos consumidores.

Nesse caso, não deixe de entrar em contato com a IABA. Contamos com um time de profissionais especializados na criação, desenvolvimento e hospedagem de sites. Além, é claro, de estarem sempre antenados nas últimas tendências do mercado eletrônico. Faça um orçamento e tire todas as suas dúvidas. Podemos ajudá-lo a conquistar mais visitantes e aumentar suas vendas!

Não perca nossas novidades

Assine nosso blog e receba novidades diretamente em seu e-mail.

Deixe Seu Comentário