17 jan

Pós-venda: dicas para conquistar, de vez, o cliente!

Atrair visitantes e fechar a primeira venda é apenas o primeiro passo. O desafio é fidelizar o cliente, a ponto de fazer com que ele volte e compre mais vezes. Quando você conquista, além de um comprador fiel, você terá um aliado. Certamente, ele falará sobre sua preferência para diversas outras pessoas. E é aí que o seu negócio começará a deslanchar. Por isso, conheça algumas das estratégias de pós-venda capazes de surpreender seu cliente.

Como conquistar um cliente no pós-venda?

Você trabalhou duro para tornar seu site responsivo, criou um layout agradável e convidativo, selecionou os melhores produtos e caprichou nas informações da sua loja virtual. No entanto, nem sempre é o bastante para garantir que alguém volte a comprar no seu e-commerce. Para não cair no esquecimento, é preciso trabalhar muito bem o pós-venda. Listamos, então, 4 ações indispensáveis para fisgar o consumidor de uma vez por todas.

1. Pergunte sobre sua experiência de compra

Quando você realiza uma venda, automaticamente o endereço de e-mail do comprador será incorporado ao seu mailing. A partir daí, abre-se uma porta de contato. É o sinal verde para a troca de informações e, mais do que isso, se tornarem mais próximos.

Portanto, use essa importante ferramenta de marketing digital a seu favor. Que tal começar pedindo uma avaliação da compra? Assim, além de mostrar que você se importa com a opinião do cliente, é uma boa oportunidade para saber onde seu negócio pode melhorar. Uma boa dica também é apostar em um e-mail personalizado. Fuja daqueles modelos automáticos, frios e robotizados. Chame-o pelo nome, fale sobre o produto que ele comprou. Assim, ele sentirá mais valorizado e único. Ah, e não esqueça de agradecer a preferência.

2. Ofereça algo em troca

A primeira impressão é a que fica, certo? Então, por que não apostar nesta primeira experiência, tornando-a realmente especial? Uma boa maneira de fazer com que alguém volte a comprar em sua loja é oferecendo frete grátis, cupom de desconto ou, por que não, um vale presente? Todo mundo adora um agrado e, quando se trata da primeira vez, esse gesto será mais valorizado. Por outro lado, isso não quer dizer que nas próximas compras você deve esquecer do cliente. Pelo contrário, quando se supera as expectativas logo de cara, terá que manter ou superar a qualidade.

3. Surpreenda na entrega

Quando um produto adquirido pela internet é entregue na data prevista, o cliente fica feliz. Imagine, então, se você for capaz de enviar bem antes do esperado? Certamente, ele recomendará sua empresa para diversas outras pessoas, além de escrever um lindo texto de avaliação na sua página.

4. Tenha uma política de troca eficiente

O cliente escolheu cuidadosamente um produto, pagou, esperou pela entrega e quando finalmente chegou, vem a desagradável surpresa: não serviu ou não funcionou. Não permita que esse fato arruíne sua venda. Em vez de dificultar a troca ou devolução, não coloque empecilhos. Facilite o processo, torne-o menos burocrático e, se possível, envie um agrado. É a oportunidade de mostrar que a sua marca se preocupa com a satisfação do consumidor.

Por incrível que pareça, muitas empresas ainda não se preocupam o bastante com essa importante etapa que é o pós-venda. Portanto, esteja um passo à frente da concorrência: estruture um bom plano de ação e coloque em prática. Você verá que não é muito difícil surpreender seus clientes. Quer mais uma dica? Continue sua leitura! Amplie seus conhecimentos com o nosso artigo sobre Mobile Commerce. Descubra o que é e por que ele é tão importante no mundo do e-commerce. Até a próxima!

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