16 out

Saiba Como Criar Um Projeto Para o Seu E-commerce

Elaborar um projeto para o seu e-commerce é um dos passos mais importantes para garantir o seu sucesso. É a partir deste passo que você consolidará seu empreendimento, e poderá alçar voos cada vez mais altos. Veja neste texto como fazer um plano de ação simples e eficiente. Com um bom plano, em pouco tempo seu negócio trará os merecidos frutos de seu trabalho.

Começando o projeto para o seu e-commerce

Criar um e-commerce é muito mais do que simplesmente inaugurar uma loja virtual e inserir os produtos ou serviços ofertados. Há vários fatores que você levar em conta:

  • A análise detalhada de seu nicho de mercado;
  • A forma como serão feitas as transações comerciais;
  • O tipo de plataforma de comércio eletrônico a ser utilizada;
  • Questões de entrega, parcerias e logística;
  • O nível de preparo de todos os envolvidos em seu empreendimento.

Depois de considerar todos estes aspectos, é hora de pensar na estrutura do projeto para o seu e-commerce. Saiba como fazer este processo passo a passo a seguir.

Colocando seu planejamento em prática

A primeira coisa a ser feita é pensar em uma plataforma estrutural. Esta é a parte fundamental do projeto para o seu e-commerce. Basicamente, existem três tipos de plataformas:

  • Gratuitas: Possuem recursos limitados e não permitem grandes customizações;
  • Código Fonte Aberto: Também sem custos, sua configuração demanda conhecimentos de programação;
  • Pagas: Com preços variados, tem suporte de qualidade e oferecem várias opções de customização.

Independentemente do que escolher, saiba que o ideal é atualizar a plataforma de três em três anos. Uma boa dica é acessar o site E-commerce Brasil. Lá você vai encontrar uma lista de opções e poderá escolher a que melhor se encaixa as suas necessidades.
A plataforma mais utilizada no mercado é a Magento pela sua robustez, flexibilidade e quantidade de módulos adicionais.
Veja fornecedor para Plataforma Magento.

Planejamento de marketing

Esta é outra etapa indispensável do projeto para o seu e-commerce. Isto porque, ao iniciar um negócio próprio, você estará entrando em um mercado bastante competitivo. Para conseguir ter vantagens sobre a concorrência, siga as seguintes dicas:

  • Invista em um conteúdo completo, oferecendo dicas, informações e soluções para os problemas enfrentados por seus clientes;
  • Tenha um bom programa de e-mail marketing. Mantenha contato com seu público-alvo, de forma que se sintam confortável em ter notícias de sua loja;
  • Invista nas redes sociais. Use o Facebook, Instagram e Twitter, postando sempre todas as novidades;
  • Formate a página de sua loja com uma boa otimização em SEO. É por meio deste recurso que o Google vai coloca-la nas primeiras páginas de busca;
  • Utiliza o Google Adwords. Trata-se de uma ferramenta de anúncios, que funciona muito bem e pode atrair diversos visitantes.

É importante ter em mente que tudo isto deve ser pensado antes de sua loja estar funcionando. A partir destes detalhes, você começará a se consolidar em seu nicho de mercado.

Organização de entregas e pagamentos no projeto para o seu e-commerce

Algumas questões envolvendo suporte, pagamentos e entrega de mercadorias, já devem estar resolvidas antes de inaugurar sua loja virtual. Por isto, preste atenção nestes aspectos:

  • Suporte em pré-venda e pós-venda. Seja por telefone, e-mail, ou ferramentas de gestão, você deve dar todas as condições para o cliente durante a compra;
  • Forma como as mercadorias serão entregues. As opções mais comuns são por Correios ou por uma transportadora. Tudo depende do que for melhor para você. Frete Grátis costumam atrair mais os clientes;
  • Formas de pagamento. Você deve dar opções para os clientes. Seja pagamento por cartão, boleto, ou transferência.

Se algum destes itens ainda não estiver definido, ainda não é hora de inaugurar sua loja virtual. Tudo precisa estar definido antes de você começar a vender.

Vale a pena agregar minha loja em uma plataforma já consolidada?

Existem diversos sites que são líderes em vendas online, como o Mercado Livre, entre outros. Para quem está começando com uma loja online, pode ser muito difícil ter uma plataforma própria com um registro próprio. Porém tudo depende do tipo de produto ou serviço que a sua loja vai ofertar.

É preciso pesar se o fato de estar em uma plataforma maior vai ajudar em suas vendas, ou irá prejudica-lo devido a concorrência. Tanto ter um espaço próprio, quanto estar agregado a outos sites tem vantagens e desvantagens. Se você já tem recursos e credibilidade suficiente para se manter, é possível aventurar-se sozinho sem problemas. Caso contrário, comece lançando seu empreendimento em um local consolidado. Com o tempo, você será capaz de ter autonomia.

Outras informações importantes de projeto para o seu e-commerce

Para que a sua loja virtual tenha o sucesso necessário, não se esqueça de que oferecer um bom atendimento é fundamental. Mais do que comercializar produtos e serviços diferenciados, é necessário dar uma atenção especial ao cliente. Por isto, veja algumas dicas finais:

  • Fique atento a toda legislação envolvendo o e-commerce. É necessário informar todos os dados da loja, bem como despesas adicionais.
  • Ofereça pelo menos um canal de comunicação direta com o cliente. Além disto, saiba que o consumidor pode trocar de produto até 7 dias após a compra;
  • Se houver produtos com defeito, há dois prazos de troca. Para bens não duráveis, é de 30 dias. Já para bens duráveis, é de até 90 dias.

São estes pequenos detalhes que fazem a diferença no êxito de lojas virtuais. Se você leva-los em conta, com certeza terá excelentes resultados.

Considerações finais

Não esqueça de levar em conta todos estes detalhes na hora de executar o projeto para seu e-commerce. Se precisar de alguma ajuda, conte com profissionais qualificados e saiba que este é um investimento que valerá a pena.

Agora é hora de começar a executar o seu projeto. Ter um e-commerce é um grande desafio, mas que traz recompensas excelentes. Por isto trabalhe duro e não desista de correr atrás do que você realmente quer.

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