14 maio

Saiba o que é WordPress e como ele funciona

Certamente você já deve ter ouvido falar do tal WordPress por aí, não é? Pois saiba que esse sistema, que está entre os mais utilizados no mundo, vai muito além da criação e edição de blogs. Então, descubra o que é WordPress, como funciona e de que forma ele pode ajudar a sua loja virtual na busca por mais visibilidade e clientes. Olha só!

O que é WordPress?

O WordPress é um CMS, sigla em inglês que significa Content Management System. Basicamente, isso quer dizer Sistema de Gestão de Conteúdo. Ou seja, é uma plataforma de publicação de blogs e sites. A partir dela, uma pessoa praticamente leiga no assunto é capaz de criar uma página de internet, editar, organizar e publicar textos e imagens, vídeos e áudios do seu interesse.

Quinze anos após seu lançamento em 2003, uma pesquisa revelou que mais de 25% das páginas na web utilizavam essa plataforma. Atualmente, essa estimativa já está em 59,15%. E não é para menos, além de ser fácil e prática, ela também é gratuita e disponibiliza tutorial e fóruns de ajuda para quem tiver alguma dificuldade ou dúvida.

Como funciona?

O que chama a atenção no WordPress é a sua versatilidade. Ele é uma ótima ferramenta tanto para blogs quanto para sites e até mesmo e-commerces mais complexos. Afinal, ele é um projeto de código aberto que dá liberdade suficiente para você construir o que quiser.

O primeiro passo para criar um site na plataforma é encontrar um serviço de hospedagem. Depois é só baixar e instalar o WordPress. É possível utilizar um domínio do WordPress ou um próprio, que pode ser criado diretamente na plataforma.

O processo de download e instalação é rápido e geralmente não leva mais do que dez minutos. Já as ferramentas necessárias para formatação do layout e informações do seu site estarão todas disponíveis em um painel de controle. Dessa forma, é só começar a desenvolver a sua nova loja virtual.

Portanto, entre as principais vantagens do WordPress, estão:

Como fica o SEO no WordPress?

Para ser visto e ter relevância nos sites de busca como o Google é indispensável conhecer as regras de SEO. Mas se você não tem experiência com isso, não se preocupe. O WordPress naturalmente otimiza seu site.

Além disso, ainda é possível instalar plug-ins, como o Yoast SEO, capaz de melhorar ainda mais a otimização do conteúdo. Plug-ins são ferramentas que complementam as funcionalidades do WordPress. Na própria plataforma há uma barra de pesquisas onde é possível encontrar a que melhor atende a sua necessidade. Portanto, são mais 45 mil opções, porém, a maioria delas são pagas.

Não é demais? Nós, da IABA, também somos fãs dessa plataforma e por isso a escolhemos para ser nossa parceira de trabalho. Por fim, agora que você já sabe o que é WordPress e como ele funciona, acesse o nosso link e veja de que forma podemos ajudá-lo a criar um site de sucesso para a sua empresa!

Não perca nossas novidades

Assine nosso blog e receba novidades diretamente em seu e-mail.

Deixe Seu Comentário