22 jun

SEO para e-commerce: saiba tudo sobre o assunto!

Você pode vender sapatos, roupas, cosméticos ou qualquer serviço. Não importa. Independentemente do produto, sempre existirão clientes. A todo momento as pessoas acessam o Google em busca das melhores soluções. Mas como conseguir atrair um bom fluxo de visitas para a sua loja virtual? A maneira mais barata e eficaz é adotando as estratégias de SEO para e-commerce. Se você não entende nada do assunto, fique tranquilo! Estamos aqui para dar noções básicas do que é e como colocar na prática. Vamos começar?

O que é SEO?

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de pesquisa. Os sites de busca possuem requisitos específicos para fazer um ranqueamento e oferecer às pessoas as melhores opções dentro do que elas procuram. Ao adotar essas estratégias, você estará mandando alguns sinais ao Google, por exemplo, de que o seu site está preocupado com questões como qualidade de conteúdo, boa navegabilidade, layout agradável e responsivo.

Quais são as dicas de SEO para e-commerce?

Existe diversas regras de SEO que podem ser aplicadas em um site, porém, listamos as principais. Seguindo as dicas abaixo, sua loja virtual estará no caminho certo para o sucesso. Confira!

Definição de palavras-chave

As pessoas, quando buscam por algo na internet, fazem isso por meio de palavras-chave. Portanto, defini-las e usá-las corretamente é o primeiro passo para a otimização do seu e-commerce. Vale apostar tanto em Head Tail, ou seja, palavra-chave mais curta e abrangente, assim como em Long Tail, mais longa e direcionada. Quer um exemplo? Tênis é uma Head Tail. Já Tênis feminino roxo é uma Long Tail. É importante pesquisar quais são as palavras-chaves mais utilizadas em pesquisas, encontrar as que mais se adequam ao seu produto ou serviço e utilizá-las corretamente no site.

Título da página adequado

Com as palavras-chaves definidas, é hora de posicioná-las adequadamente. Que tal começar pelo título da página? Ele deve conter a palavra-chave principal. É por meio desse texto que o Google irá identificar o assunto principal e poderá direcionar as buscas interessadas.

Meta Description

Também conhecido como texto descritivo, ele aparece logo abaixo do título em uma pesquisa do Google. Deve ser objetivo, inteligente e claro. É por meio desse anúncio que o cliente vai escolher a sua página e não a do concorrente. Não esqueça de usar a palavra-chave e caprichar na criatividade.

Uso de imagens

Apelos visuais são sempre muito bem-vindos. Além disso, é bom lembrar que muitas pessoas fazem buscas pelas imagens. Aposte em boas fotos, com alta resolução e de diversos ângulos. Nesse caso, também é importante não esquecer do atributo alt, que é o texto que aparece quando alguém passa o cursor do mouse sobre a foto. Tanto esse texto quanto o nome do arquivo devem conter as palavras-chave.

Descrição de produtos

Em um e-commerce, uma boa descrição de produtos é como se fosse um bom vendedor. Utilize esse espaço para conversar com o cliente, fornecendo as informações mais relevantes e principais sobre o produto. Jamais copie e cole descrições de outros sites, pois o Google desaprova esse tipo de conduta. Seja, mais uma vez, criativo e original. Ah, e claro, não esqueça de utilizar a palavra-chave.

Links internos

Uma boa maneira de fazer com que o visitante permaneça por mais tempo em seu site – e assim ganhar ainda mais relevância nos sites de busca – é investindo em links internos. Sempre que uma palavra tiver relação com um produto, faça um link. Também crie links interessantes como “Mais vendidos” e “Promoções”.

As regras de SEO para e-commerce parecem pequenos detalhes, mas acredite, eles farão toda a diferença no ranqueamento do seu site. Não deixe de aplicá-las e, caso falte conhecimento, contrate quem entende do assunto para ajudar a estruturar sua página afim de atrair ainda mais visitantes. Faça o teste e não perca mais tempo!

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