10 jan

Dúvida entre template pronto ou layout personalizado? A gente te ajuda!

Na hora de criar um site é normal ficar em dúvida sobre qual escolher. Há diversas possibilidades, desde a escolha por modelos de templates prontos até contratação de um profissional para criar um layout personalizado. Qual é a melhor opção? A gente ajuda você a descobrir a que se encaixa no seu negócio.

Seja qual for o ramo de atividade, é impossível ficar de fora da internet. Certamente é a maneira mais barata de ter as informações da sua empresa disponíveis 24 horas para os clientes. Mas se você quer entrar de vez no mundo virtual fique atento! Algumas escolhas na hora de montar o site podem determinar o sucesso da sua loja virtual.

 

Escolhendo a plataforma

O primeiro passo é a escolha da plataforma em que ele será desenvolvido. Mesmo que a ideia seja não investir pesado, existem requisitos que podem render uma boa economia no futuro. Por exemplo, a plataforma é fácil de usar? Ela deve facilitar o trabalho diário e não transformar a tarefa em problema. É importante estar atento também se possui um bom canal de suporte ou se é compatível com os principais navegadores.

O Magento, apontado atualmente como a plataforma mais completa de e-commerce, é um bom exemplo. Pode-se escolher inicialmente uma versão mais simples e modificá-la conforme seu negócio vai crescendo. Com isso você ganha em flexibilidade. É fundamental para quem quer começar investindo pouco.

A plataforma também se encaixa muito bem para qualquer tipo de produtos ou serviços. Você ainda pode optar por diversas formas de pagamento como cartões de crédito e de débito através do PagSeguro, PayPal, boleto bancário, etc. Então a regra número um é ficar atento às funcionalidades.

 

Mas e aí? Template pronto ou layout personalizado?

Calma, vamos chegar lá! Independentemente da escolha, o template pronto ou o layout personalizado será uma espécie de “roupagem” para o site. Comparado a uma loja física, é tão importante quanto o ambiente e a disposição dos produtos. Por exemplo, a facilidade para encontrar o que deseja sem muito esforçoinfluencia a decisão de compra do cliente, certo? Um e-commerce precisa ser fácil de navegar para que ninguém perca tempo.

É importante que você entenda que quanto mais bonito um blog, mais atraente ele será para o leitor. Se o cliente se sente à vontade no ambiente virtual da sua loja, as chances de as vendas aumentarem são grandes! O site também precisa ser leve. Alguns minutos para carregar já serão o bastante para que o consumidor pule para a página do concorrente.

Bom, por onde você deve começar? Existe uma infinidade de templates prontos e também a possibilidade de desenvolver um modelo diferente, o que chamamos de layout personalizado. Se está em dúvida sobre qual escolher, fique atento as vantagens de cada um e descubra qual se encaixa melhor no seu negócio.

 

Templates prontos: Pouco tempo e custos mais baixos

Basta dar uma olhada por aí para encontrar diversas empresas que disponibilizam templates prontos, cada um para um objetivo específico. Existem versões pagas e também gratuitas.

Por exemplo, seu site será um blog? Recomendamos você a dar uma passadinha nos templates para WordPress. Caso seja uma loja virtual, o Magento é o mais completo. Existem ainda muitas outras possibilidades como:

Se no momento não é possível investir dinheiro para desenvolver um site personalizado, pode ser uma boa opção. Basta escolher e comprar o que mais se encaixa no seu perfil. Você mesmo pode fazer a instalação ou, se preferir, pedir para um profissional. Mas lembre-se, estes sites disponibilizam apenas a “roupagem” da sua página. No caso de e-commerce, você ainda vai precisar de módulos necessários para seu cliente fazer o pagamento e calcular frete.

Já se você tem pressa, existem modelos de lojas prontas desenvolvidas em plataforma Magento. Além dos templates prontos, ela oferece a plataforma e os módulos necessários para recebimento por cartão e cálculo de frete. É um pacote completo!

 

Layouts personalizadas: Sites exclusivos e maior credibilidade

Tudo depende da sua necessidade e disponibilidade de investimento. Se tempo não é problema e você já idealizou seu site, um trabalho personalizado é a melhor escolha. São várias opções, começando por um layout pronto em Photoshop. Quem entende do programa pode desenvolver uma imagem PSD. E aí é só pedir para que um programador fazer a programação do layout na plataforma desejada.

Também é possível contratar uma agência de publicidade. Ao fazer a identidade visual da sua empresa, eles já poderão desenvolver o modelo de layout do site. Se você já tem uma, mais chances de o serviço sair mais em conta. Peça um orçamento!

Outra opção para se ter algo exclusivo com custo baixo é um layout pronto com código aberto. O que isso quer dizer? É como se fosse adquirir um template pronto, mas que pode ser modificado conforme a sua necessidade. Imagine pegar uma página pronta e mudar, por exemplo, as cores, redefinir detalhes de botões, fontes e figuras.

Porém, é importante saber que o “faça você mesmo” dá trabalho! Se o conhecimento é pouco na área, o ideal é contratar um profissional para cuidar de tudo. Na IABA, além de templates prontos, ela é especializada na criação de layouts personalizados. E o melhor, na plataforma Magento, a mais completa de e-commerce.

A IABA instala a plataforma, cria e programa um layout exclusivo e faz a instalação de módulos como de pagamento e frete. Você contará ainda com suporte para qualquer problema ou modificações futuras. Nesse caso a comodidade é indiscutível.

Apesar de ter um custo mais alto, criar um site do zero é sinônimo de uma identidade visual única. Você não corre o risco de encontrar algo semelhante ao seu por aí. Uma página personalizada ainda pode dar mais credibilidade a sua marca. Quanto mais elaborado, mais sério e confiável parecerá seu negócio. Mas lembre-se. Faça a loja de acordo com seu orçamento. Aas lojas prontas também podem ser personalizadas por etapa e o custo pode ficar mais baixo que um layout todo personalizado.

E aí, já sabe qual será a sua escolha?

Não perca nossas novidades

Assine nosso blog e receba novidades diretamente em seu e-mail.

Comentários

Deixe Seu Comentário