Se você está pensando em empreender online, provavelmente já se perguntou: quanto custa montar uma loja virtual? A resposta pode variar bastante, mas neste artigo vamos esclarecer os principais pontos que influenciam no orçamento de um e-commerce.
1. Plataforma de e-commerce
Esse é o coração da sua loja. Há opções gratuitas e pagas. Veja alguns exemplos:
- Magento: plataforma robusta e completa, ideal para quem deseja crescer com liberdade de personalização. Possui versão gratuita (Open Source), mas exige investimento em desenvolvimento e hospedagem.
- Shopify / Nuvemshop / Tray: plataformas com mensalidades entre R$ 50 e R$ 1000, dependendo do plano.
- WooCommerce: plugin gratuito para WordPress, indicado para lojas menores, mas também exige investimento em desenvolvimento e hospedagem.
2. Domínio e hospedagem
- Domínio ".com.br": cerca de R$ 40/ano.
- Hospedagem: de R$ 50 a R$ 500/mês, dependendo da performance e estrutura. No caso do Magento, é recomendado usar servidores cloud ou dedicados. com um custo um pouco mais elevado variando de 250,00 até valores que ultrapassam R$ 2500,00 dependendo do tamanho da loja
3. Design e desenvolvimento
Se optar por uma plataforma como o Magento, é necessário ter conhecimento de código ou contratar desenvolvedores especializados para instalação de tema e módulos, personalizações necessárias e configurações da Plataforma. Os valores podem variar:
- Lojas virtuais prontas: desenvolvidas em plataforma Magento entre R$ 2.500 e R$ 5.000.
- Layout personalizado: entre R$ 5.000 e R$ 20.000.
- Funcionalidades extras (módulos): a partir de R$ 300 cada, podendo passar de R$ 5.000 em soluções personalizadas.
Porém se está começando, não se assuste com os valores. Você pode começar com uma loja virtual pronta com valores que variam entre R$ 2.500 e R$ 5.000 e ampliando conforme a necessidade. As lojas virtuais prontas incluem um pacote de ferramentas como formas de pagamento e frete que são suficientes para quem quer comecar
4. Meios de pagamento e frete
Você pode usar soluções como Mercado Pago, PagSeguro, Pagar.me, entre outras. Elas cobram taxas por transação (em média 3% a 5%).
Já o frete pode ser integrado com Correios ou transportadoras, com custos variáveis por pedido.
5. Marketing e SEO
Não adianta ter uma loja pronta e bonita se ninguém acessa. Invista em:
- Criação de conteúdo e blog (como este artigo!)
- Google Ads e redes sociais (média de R$ 500 a R$ 2.000/mês para iniciar)
- Consultoria em SEO (opcional, mas recomendável para ranquear bem no Google com links organicos)
6. Custos mensais médios
Para manter uma loja funcionando, você pode esperar algo entre R$ 300 a R$ 3.000 por mês, dependendo do tamanho da operação podendo chegar a valores maiores com lojas grandes.
Resumo: Quanto custa montar uma loja virtual?
Veja uma estimativa inicial para um projeto básico para iniciar:
- Registro domínio: R$ 40/ano
- Hospedagem: R$ 100 a R$ 500/mês para iniciar.
- Desenvolvimento e design: R$ 3.000 a R$ 15.000
- Marketing inicial: R$ 1.000 a R$ 3.000
Magento: melhor custo-benefício a longo prazo
Embora exija um investimento inicial maior, o Magento é a plataforma mais poderosa e flexível para quem deseja crescer de forma profissional e ter controle total sobre sua loja virtual. Ideal para quem quer sair do básico e construir um negócio sólido.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem está pensando em empreender online e acompanhe nosso blog para mais dicas sobre e-commerce!
